FAQ

O portal Coimbra conVIDA é um canal digital disponibilizado pelos SMTUC aos seus clientes.
Através deste portal, os clientes SMTUC podem efetuar:
- Carregamento de passes (assinaturas mensais);
- Consulta de validações efetuadas;
- Emissão de 2ª vias de transações efetuadas.
Para poder utilizar o portal Coimbra conVIDA basta efetuar o registo, no canto superior direito do seu ecrã.
Clique em registar (canto superior direito do ecrã) e siga os passos indicados para criar a sua conta preenchendo os campos obrigatórios. Se precisar de ajuda, consulte o tutorial em https://online.smtuc.pt/SITE/pt/InstrucoesdeCarregamento.
Deve aguardar alguns minutos. Caso não receba o e-mail, deverá enviar-nos um e-mail para atendimento@smtuc.pt, indicando no assunto "Registo no portal Coimbra conVIDA".
O portal Coimbra conVIDA permite o carregamento dos seguintes passes (assinaturas mensais):
- Rede Geral
- Estudante
- 3º Idade
- Sénior +
- SUB 18 + TP (gratuito) *
- SUB 23 + TP (gratuito) *

* Para usufruir da gratuitidade tem de ter o perfil ativo no seu cartão Coimbra conVIDA,
para ativar o perfil deve dirigir-se a uma Loja SMTUC.
Com a implementação da Portaria 7-A-2024, foram criados os perfis sub 18+TP e sub
23+TP, já disponíveis para carregamento.

Para obterem estes títulos, é necessário preencher o formulário "REQUERIMENTO DE
ADESÃO – PASSE GRATUITO PARA JOVENS ESTUDANTES", disponível nas nossas lojas e no
site dos SMTUC. Os utilizadores com idades compreendidas entre os 4 e os 18 anos devem
ainda apresentar o Cartão de Cidadão, como forma de comprovar que a sua idade é inferior
a 19 anos. Já os jovens entre os 19 e os 23 anos, além do documento de identificação,
devem apresentar o documento original e entregar uma cópia da declaração de matrícula
do estabelecimento de ensino, válida para o ano letivo em curso ou a iniciar. Esta condição
deve ser renovada anualmente.

Para os utilizadores que se encontram nestes intervalos de idade e possuam o cartão
Coimbra conVIDA devidamente personalizado, mas não tenham o perfil atualizado, devem
fazê-lo dirigindo-se a uma Loja SMTUC. A emissão do cartão personalizado tem um custo
de 3€ para o utilizador.

Apesar de ser um título gratuito, é necessário carregar o mesmo todos os meses e valida-lo
em todas as deslocações realizadas, para que o título de transporte seja considerado
válido e validado.

Os critérios para a atribuição destes passes são os seguintes:
• Para todos os estudantes dos 4 aos 23 anos, inclusive.
• Jovens dos 4 aos 18 anos, não sendo necessário apresentar prova de inscrição
numa unidade de ensino (uma vez que frequentam o ensino obrigatório).
• Jovens dos 19 aos 23 anos, sendo necessário apresentar prova de que são
estudantes através da entrega da Declaração de Matrícula, abrangendo também
os alunos inscritos em cursos médios ou profissionais.
o É alargado o acesso aos jovens até aos 24 anos que frequentem cursos
com ciclo de estudos integrado, designadamente Arquitetura e
Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e
Medicina Veterinária.
Os critérios para a atribuição destes passes são os seguintes:

• Para todos os estudantes dos 4 aos 23 anos, inclusive.

• Jovens dos 4 aos 18 anos, não sendo necessário apresentar prova de inscrição
numa unidade de ensino (uma vez que frequentam o ensino obrigatório).

• Jovens dos 19 aos 23 anos, sendo necessário apresentar prova de que são
estudantes através da entrega da Declaração de Matrícula, abrangendo também
os alunos inscritos em cursos médios ou profissionais.

o É alargado o acesso aos jovens até aos 24 anos que frequentem cursos
com ciclo de estudos integrado, designadamente Arquitetura e
Urbanismo, Ciências Farmacêuticas, Medicina, Medicina Dentária e
Medicina Veterinária.
Para poder carregar o seu passe de estudante de forma gratuita, tem de ter associado ao seu cartão de passe Coimbra conVIDA, um dos seguintes perfis:

- SUB 18+TP *
- SUB 23+TP *
- SUB 23+1+TP *

Se o seu cartão de passe não tiver um destes perfis, dirija-se a uma Loja SMTUC para atualizar os dados do suporte.

* Ver critérios de atribuição de passes gratuitos.
Basta dirigir-se a uma Loja SMTUC, acompanhado da documentação necessária para o perfil de cliente pretendido. Após verificação e validação da documentação, os SMTUC emitem um passe Coimbra conVIDA personalizado, que a partir de então pode ser carregado neste portal.
Aceda à "Área Pessoal", selecione "Resumo" e preencha os campos obrigatórios.
Aceda à "Área Pessoal", na opção "Comprar" selecione o título que deseja carregar e siga os passos indicados para concluir a operação.
Após a validação do pagamento, o carregamento ocorrerá na primeira viagem, a bordo do autocarro. Para isso, aproxime o cartão do validador durante 5 segundos.
O portal Coimbra conVIDA aceita pagamentos em:
- Cartão de crédito (VISA ou MasterCard)
- Multibanco
- MBway
Verifique se o seu passe não se encontra expirado ou se necessita de efetuar a renovação do perfil (Estudante e Sénior +).
Caso se verifique a situação supra mencionada, dirija-se a uma Loja oficial dos SMTUC.
Sim, o portal Coimbra conVIDA permite a emissão de fatura certificada. Se pretende fatura com número de contribuinte, durante a compra selecione a opção "Dados de faturação" e preencha corretamente os campos, antes de efetuar o pagamento. Após conclusão da venda já não será possível corrigir o documento.
Sim. Aceda à "Área Pessoal", selecione "Resumo" e preencha os campos obrigatórios.
Não, o portal Coimbra conVIDA apenas permite associar passes Coimbra conVIDA.
Aceda à "Área Pessoal" e selecione "Movimentos". Aqui estarão disponíveis vários filtros que permitem essa consulta.
Terá de possuir um e-mail válido associado à sua ficha de cliente, registado aquando da emissão do seu passe Coimbra conVIDA.
Caso não disponha de um e-mail associado à sua ficha de cliente, deve dirigir-se a uma Loja SMTUC e solicitar a inserção/alteração de e-mail.
Aceda à "Área Pessoal" e selecione "Movimentos". Aqui estarão disponíveis vários filtros que permitem essa consulta.
Não, o passe de "Antigo Combatente" não pode ser carregado através deste portal. Este só pode ser carregado nas Lojas SMTUC, dado que obedece a condições especificas que carecem de comprovação documental.
Recupere a sua password selecionando "Entrar" (canto superior direito do portal), clique depois em “Recuperar palavra-passe”. De seguida introduza o e-mail associado à sua conta, vai agora ser-lhe atribuída uma nova password provisória que receberá no seu e-mail.
É obrigatório validar o seu título de transporte à entrada do veículo, num dos dois validadores disponibilizados para o efeito.

Aproxime o seu Coimbra conVIDA do validador (-10 cm) na zona abaixo do ecrã.

Se a luz azul passar a "verde", a validação está correta, poderá ler no ecrã o saldo do cartão.
Se a luz azul passar a "vermelho", a validação não está correta e o ecrã exibe uma mensagem com a indicação da razão.

Deverá dirigir-se a uma Loja SMTUC munido do cartão e do comprovativo de carregamento.

A substituição de cartões avariados é efetuada nos seguintes termos:

- Se o cartão se encontra dentro do período de garantia e deixa de funcionar, por avaria não imputável ao titular do suporte, a sua substituição é feita sem qualquer custo;

- Se o cartão se encontra danificado, ou fora do prazo de validade, o custo é suportado pelo titular do suporte.
A perda ou extravio do passe Coimbra conVIDA, deve ser imediatamente comunicada aos SMTUC para que o mesmo possa ser anulado. Dirija-se a uma Loja SMTUC e solicite um novo passe, o custo será o previsto na tabela em vigor.